domingo, 25 de dezembro de 2022

Tarefa 8- Excel

Olá a todos os que nos acompanham!
Mais uma semana, mais uma tarefa, desta vez com o programa Excel.
O Excel é um programa que possui folhas de cálculo, onde podemos inserir os dados que queremos nas células e obter resultados, gráficos, tabelas, entre outros.
Na aula, o professor ensinou-nos algumas ferramentas como:
- Como conseguimos saber o máximo de um determinado grupo de dados;
- Como conseguimos saber o mínimo de um determinado grupo de dados;
- Como calcular a soma de um determinado grupo de dados;
- Como determinar percentagens relativas a um valor;
- Como multiplicar determinados valores;
- Utilizar condições, como por exemplo, o "IF".
- Realizar gráficos e tabelas com determinados filtros.
Desta vez achámos benéfico fazer a reflexão da tarefa individualmente, uma vez que existiam perspetivas diferentes.

Catarina: Confesso que depois de ter visto o programa da cadeira, este era o módulo que estava mais entusiasmada. Lembro-me que em TIC (Tecnologias, Informática e Comunicação), no meu 7º ano, fizemos algumas tabelas, mas nunca mais utilizámos o programa e a minha memória desse conteúdo era mesmo limitada. O ano passado, na cadeira opcional CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e na cadeira de FQ (Física e Química) voltei a ter contacto com o Excel para realizar gráficos relativos a dados de experiências laboratoriais. Contudo, nunca voltei a explorar as ferramentas de máximo, mínimo, somas, multiplicações e condições, daí estar tão curiosa com este módulo. 

Sem dúvida que foi o módulo onde mais aprendi e que mais gostei até agora, porém, também foi    aquele que me colocou mais em "xeque". Alguns pontos da tarefa tive mesmo muita dificuldade em conseguir realizar mas com a ajuda essencialmente do professor e das minhas colegas de turma, foi possível de executar.  Claramente é algo que nós, enquanto professores, temos de ter muito presente, porque além de nos poupar imenso tempo, ainda nos organiza os dados sem que haja risco de perdermos algum ou de nos enganarmos nas contas de uma avaliação final, por exemplo. 


David:  Pessoalmente, não é um programa que eu tenha utilizado muito, mas eu sabia algumas coisas e tinha-o utilizado  já algumas vezes, daí conhecer funções mais básicas. Quanto à tarefa, em alguns dos pontos, fiquei na dúvida se o que tinha feito estava correto ou não. mas graças aos vídeos que pesquisei, à explicação do professor e ao facto de a ferramenta ser intuitiva, fui capaz de a fazer corretamente.  Primeiramente no ponto 3a, onde nos pediram para fazer uma tabela dinâmica das redes sociais mais utilizadas, compreendemos que tínhamos de fazer uma única tabela dinâmica com a utilização ou não de cada uma delas. Só fui capaz de criar uma tabela dinâmica com cada rede social para visualizar os dados para cada uma. No entanto, posteriormente, o professor mencionou que seria apenas para criar uma tabela dinâmica para uma rede social, e isso facilitou a nossa tarefa nesse ponto. Assim, graças à minha parceira, conseguimos completar a tarefa adequadamente e aprender sobre a ferramenta de cálculo.


Além da tarefa 8, o professor deu duas aulas para explorarmos o Excel em conjunto com ele, por isso, deixamos abaixo as nossas experiências no Excel ;) 














1 comentário:

  1. O vosso trabalho está incompleto. Não tem gráficos e algumas das questões não foram respondidas. Será que enviaram o ficheiro correto?

    Nota na tarefa D

    ResponderEliminar

Reflexão Final

 Olá a todos! Eis que chegamos ao fim desta aventura, e como tal deixamos as nossas reflexões finais, realizadas em Word para que possam ver...