Olá a todos os nossos leitores,
Esta semana a tarefa lançada pelo professor João Torres, docente da Unidade Curricular de "Expressões e Tecnologias" recaiu sobre o software "Powerpoint". O objetivo era realizarmos um Powerpoint em que abordasse as regras para a construção de uma boa apresentação eletrónica e as regras de comportamento do apresentador desta.
Hoje em dia o Powerpoint é reconhecido mundialmente como um programa bastante utilizado para apresentações e até mesmo para efeitos de trabalhos escolares. A @Catarina e o @David são naturais de países diferentes, e isso muitas vezes contribui para realidades diferentes em muitos aspetos. Porém no trabalho com o Powerpoint não foi o caso, visto que ambos fomos habituados a conviver com este tipo de apresentações desde tenra idade. Por isso nesse aspeto, esta tarefa foi algo que, de certa forma, já tínhamos elaborados vezes sem conta ao longo do nosso percurso escolar.
O que nunca tínhamos ouvido falar foi na ferramenta "Slide Mestre" ou "Slide Master", também pedida pelo professor para ser utilizada nesta tarefa. Contudo, rapidamente percebemos o intuito da ferramenta e foi-nos muito útil principalmente em alterar a cor das formas próprias do modelo de Powerpoint por nós escolhido, que sem o Slide Mestre tinha sido impensável e teríamos de alterar o tema.
Na parte da apresentação sentimos algumas dificuldades. Uma vez que ambos tivemos perspetivas diferentes, fizemos uma reflexão individual para completar a reflexão de grupo:
Catarina: Apesar de ter corrido tudo perfeitamente com a realização do powerpoint, senti que a apresentação não ficou exatamente como pretendia que tivesse ficado. Primeiro porque não conseguimos eliminar por completo o barulho de fundo, que se torna incomodativo ao longo da apresentação mas, visto que estávamos num espaço público, foi mesmo inconcebível de retirar. Podíamos ter gravado posteriormente num local fechado e mais privado mas como o @David tem horários incompatíveis com os meus, isso não foi de todo possível. Desse modo, essa foi uma das dificuldades sentidas e que senti que ficou aquém do que podia ter sido feito, mas não havia outra forma. Já tinha trabalhado com a apresentação em vídeo no Powerpoint, e é muito útil, uma vez que se alguém ficar doente ou não puder comparecer na apresentação do trabalho, podemos sempre gravar a apresentação antes e ninguém saí prejudicado por isso. Inclusive, já o fiz antes e ficou tudo espetacular, por isso é sempre uma mais valia saber este tipo de ferramentas. Em relação a esta apresentação, acho que apesar das dificuldades do David com a pronúncia de algumas palavras, fomos sempre colaborando um com o outro e repetimos sempre que algum estava mais inseguro e sem dúvida que essa colaboração foi fundamental para o resultado final.
David: Pessoalmente, acho que também não tivemos muitas dificuldades nesta tarefa, uma vez que tenho trabalhado muito com Powerpoint. Senti alguma dificuldade em funções de personalização de estilo mas estava familiarizado com todas as outras características que estão envolvidas em fazer uma boa apresentação powerpoint, e inclusive com o conteúdo deste trabalho. A função de gravação da nossa apresentação nunca tinha feito antes, mas não tivemos muitos problemas, pois é muito intuitiva e simples. A desvantagem para mim era falar português, uma vez que não sou fluente nessa língua, mas espero tê-la pronunciado corretamente ao ponto de ser compreendida.
Sendo assim, como conclusão final, podemos sem dúvida referir que a tarefa, no geral, foi concluída com sucesso e sem grandes dificuldades, consequência de já termos trabalho inúmeras vezes com o software em causa.

Caros alunos,
ResponderEliminarParabéns pelo trabalho realizado. Em alguns slides leram o conteúdo do próprio slide. Deverão tentar colocar a informação por tópicos de forma a evitar ler a informação contida nos diapositivos!
Foi positivo mostrarem bons e maus exemplos.
Nota na tarefa A