quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Tarefa 7- Formulário no Google Forms

 Olá a todos novamente!

A tarefa 7 foi lançado esta semana pelo professor João Torres, no âmbito da Unidade Curricular de Expressões e Tecnologias. Como já perceberam pelo título, esta tarefa incidia em criar um formulário pelo Google Forms.

O que é um Forms?

Um Forms é um formulário criado na plataforma Google Forms, que permite que seja partilhado com outras pessoas (via email ou em formato de link) para que possamos obter dados e realizar análises com base nos resultados respondidos pelo nosso público. 

O nosso Forms recaí sobre o assunto das Tecnologias na Infância, uma temática muito recorrente e que desperta alguma controvérsia nos dias de hoje. Decidimos escolher esse tema porque, como futuros profissionais da área da Educação Infantil, achamos pertinente que este tema seja discutido. Muitas vezes vemos bebés, que nem um ano têm, mas já estão "viciados" nas tecnologias, e é crucial que nós, enquanto pessoas que vamos passar muito tempo diário com as crianças, saibamos gerir estas situações e estabelecer limites. Por outro lado, já que as tecnologias existem, podemos tentar retirar partido delas e realizar coisas diferentes e didáticas. 

A realização do Forms em si foi relativamente fácil e rápida, uma vez que ambos já tínhamos incorporado este estilo de formulários em trabalhos anteriores à Unidade Curricular deste ano. Sendo assim, foi realizada sem quaisquer dificuldades. O trabalho em par também correu com a dinâmica de sempre o que ajudou a que escolhêssemos as perguntas e as respostas em concordância e rentabilizou muito tempo.

Formulário

Catarina Mateus 

David Álvarez 

LEB-A 


 Imagem











sábado, 26 de novembro de 2022

Tarefa 6- Powerpoint e Slide Mestre

Olá a todos os nossos leitores,

Esta semana a tarefa lançada pelo professor João Torres, docente da Unidade Curricular de "Expressões e Tecnologias" recaiu sobre o software "Powerpoint". O objetivo era realizarmos um Powerpoint em que abordasse as regras para a construção de uma boa apresentação eletrónica e as regras de comportamento do apresentador desta. 

Hoje em dia o Powerpoint é reconhecido mundialmente como um programa bastante utilizado para apresentações e até mesmo para efeitos de trabalhos escolares. A @Catarina e o @David são naturais de países diferentes, e isso muitas vezes contribui para realidades diferentes em muitos aspetos. Porém no trabalho com o Powerpoint não foi o caso, visto que ambos fomos habituados a conviver com este tipo de apresentações desde tenra idade. Por isso nesse aspeto, esta tarefa foi algo que, de certa forma, já tínhamos elaborados vezes sem conta ao longo do nosso percurso escolar. 

O que nunca tínhamos ouvido falar foi na ferramenta "Slide Mestre" ou "Slide Master", também pedida pelo professor para ser utilizada nesta tarefa. Contudo, rapidamente percebemos o intuito da ferramenta e foi-nos muito útil principalmente em alterar a cor das formas próprias do modelo de Powerpoint por nós escolhido, que sem o Slide Mestre tinha sido impensável e teríamos de alterar o tema. 

Na parte da apresentação sentimos algumas dificuldades. Uma vez que ambos tivemos perspetivas diferentes, fizemos uma reflexão individual para completar a reflexão de grupo:

Catarina: Apesar de ter corrido tudo perfeitamente com a realização do powerpoint, senti que a apresentação não ficou exatamente como pretendia que tivesse ficado. Primeiro porque não conseguimos eliminar por completo o barulho de fundo, que se torna incomodativo ao longo da apresentação mas, visto que estávamos num espaço público, foi mesmo inconcebível de retirar. Podíamos ter gravado posteriormente num local fechado e mais privado mas como o @David tem horários incompatíveis com os meus, isso não foi de todo possível. Desse modo, essa foi uma das dificuldades sentidas e que senti que ficou aquém do que podia ter sido feito, mas não havia outra forma.  Já tinha trabalhado com a apresentação em vídeo no Powerpoint, e é muito útil, uma vez que se alguém ficar doente ou não puder comparecer na apresentação do trabalho, podemos sempre gravar a apresentação antes e ninguém saí prejudicado por isso. Inclusive, já o fiz antes e ficou tudo espetacular, por isso é sempre uma mais valia saber este tipo de ferramentas. Em relação a esta apresentação, acho que apesar das dificuldades do David com a pronúncia de algumas palavras, fomos sempre colaborando um com o outro e repetimos sempre que algum estava mais inseguro e sem dúvida que essa colaboração foi fundamental para o resultado final. 


David: Pessoalmente, acho que também não tivemos muitas dificuldades nesta tarefa, uma vez que tenho trabalhado muito com Powerpoint. Senti alguma dificuldade em funções de personalização de estilo mas estava familiarizado com todas as outras características que estão envolvidas em fazer uma boa apresentação powerpoint, e inclusive com o conteúdo deste trabalho. A função de gravação da nossa apresentação nunca tinha feito antes, mas não tivemos muitos problemas, pois é muito intuitiva e simples. A desvantagem para mim era falar português, uma vez que não sou fluente nessa língua, mas espero tê-la pronunciado corretamente ao ponto de ser compreendida.

Sendo assim, como conclusão final, podemos sem dúvida referir que a tarefa, no geral, foi concluída com sucesso e sem grandes dificuldades, consequência de já termos trabalho inúmeras vezes com o software em causa. 

Pesquisa 1

Pesquisa 2

Pesquisa 3

Tarefa em Powerpoint




Imagem














terça-feira, 15 de novembro de 2022

Tarefa 4 e 5- Referencias APA e Zotero

 Olá de novo!

As tarefas lançadas pelo professor João Torres esta semana, incidiram em utilizarmos as referências APA, e em ambas as tarefas tínhamos de utilizar o programa Zotero para as fazer.

Se não sabem o que é o Zotero, não se sintam de parte, porque ambos também nunca tínhamos ouvido falar. Mas explicamos-vos tudo o que aprendemos!

O Zotero é uma ferramenta que nos permite fazer citações de outros documentos. Importa dados diretamente de outras páginas e fornece a informação dos documentos ao leitor. Além disso, esta informação fica toda organizada no programa e contém alguns dados relativos ao documento em causa, tais como: o autor, o título do documento, o ISBN, o número de páginas, o URL, entre outros. 

Além disso, este programa instala-se como uma extensão do Word, facilitando as citações no nosso próprio documento escrito, isto é, depois de termos toda a informação colocada no Zotero, é só abrirmos o Word e aparecerá um atalho na barra de ferramentas que diz "Zotero" e só temos de clicar onde diz "adicionar citação" (se estivermos a citar algum autor) ou "adicionar bibliografia" (quando acabarmos a pesquisa).

Na tarefa 4 foi-nos pedido para realizarmos citações pelo Zotero, porém estas já nos eram dadas, só tínhamos de pesquisar os documentos na Internet, transferir toda a informação do documento para o Zotero e depois adicionar a citação.

Na tarefa 5 tivemos de elaborar um texto resumo de um capítulo do documento "Aprendizagem, TIC e Redes Digitais" do Concelho Nacional de Educação, e igualmente, realizar citações e referências com o Zotero.

Como reflexão final, podemos retirar que, por não termos tido experiência anterior com o Zotero, foi uma aprendizagem nova para os dois. No inicio sentimos algum desconforto, porque nenhum estava suficientemente à vontade com o programa, mas com os materiais de apoio colocados no Moodle pelo professor, conseguimos realizar a tarefa com sucesso. Sem dúvida que é um programa muito útil para a realização de trabalhos académicos, teses e outros documentos mais complexos que exijam pesquisa em outros documentos já feitos, e isso evita muito o plágio. Além disso, permite que as referencias sejam o reflexo de exatamente aquilo que foi referido no nosso texto. 

Catarina Mateus

David Álvarez

LEB-A


Imagem


Texto "Aprendizagem, TIC e Redes Digitais"

Pesquisa 

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Sabes o que são as Normas APA?

Olá a todos!
Esta semana tivemos um feriado que nos retirou uma aula de Expressões Tecnológicas, e como já só tínhamos uma aula esta semana, o professor optou por não lançar um novo trabalho. Porém, como já tínhamos acabado o trabalho do Word, fomos pesquisar pelas Normas APA e decidimos partilhar com vocês a nossa pesquisa.

Sabem do que se tratam as Normas APA? 

As Normas APA (American Psychological Association) são um conjunto de regras que têm como fim a formatação de pesquisas científicas. São um formato utilizado para citar autores, artigos académicos e científicos, livros, entre outros, sendo muito utilizado em trabalhos académicos, como os que realizamos frequentemente. 

As Normas APA são utilizadas universalmente em todo o mundo e facilitam a comunicação para com os leitores, visto que são estruturadas para facilitar a compreensão ao longo de toda a leitura. Além disso, o facto de citarmos o autor ou o artigo que incorporámos no nosso trabalho, torna mais fácil para quem lê, ir pesquisar o(s) mesmo(s). Assim, de certa forma, também ajuda a combater o plágio, uma vez que existe uma referência de onde retiramos a ideia/conceito. 

Atualmente, está em vigor as Normas APA 7.


Catarina Mateus e David Álvarez, LEB-A


Pesquisa 1: Guia APA 7ª Edição- Instituto Politécnico de Leiria

Pesquisa 2: Blog Mettzer- Normas APA


Imagem















terça-feira, 1 de novembro de 2022

Tarefa 3- Formatação de Texto (Word)

Bem vindos de novo! 
A tarefa desta semana recaiu em formatarmos mais dois textos fornecidos pelo professor João Torres. 
O esperado seria aplicarmos já as formatações da semana passada e aplicar funções novas.
Tal como na atividade anterior, a maioria das instruções pedidas foram executadas com sucesso. 
Contudo, ambos sentimos alguma dificuldade com a numeração das páginas, principalmente porque a primeira página não era suposto ter numeração mas a partir da segunda já teria numeração romana, e a partir da quinta teria numeração árabe. Este primeiro ponto foi sentido nos dois documentos.
Como o primeiro documento não tinha figuras nem tabelas, apenas achámos desafiante colocar as legendas nas figuras e fazer os seus respetivos índices, no segundo documento. Antes de nos ser pedido nesta Unidade Curricular costumávamos realizar essa função "manualmente", e por consequência, o índice nunca ficava correto, por isso no início achámos complexo e fazia-nos alguma confusão. Todavia, conseguimos realizar com a explicação posterior e o apoio do professor.
Em conclusão e no seguimento da tarefa anterior, conseguimos finalizar com muito mais facilidade todos as funções pedidas na tarefa anterior, e aprender e assimilar as funções novas.
Queríamos também realçar novamente o facto deste tipo de tarefas ser bastante útil para o futuro, e tanto um como outro, já colocámos em prática noutros trabalhos de outras Unidades Curriculares do presente ano letivo, e é inegável que poupa imenso tempo e fica tudo muito mais organizado.

No final da tarefa foi-nos também pedido para expressarmos a diferença entre um resumo e uma introdução. 
À primeira vista parece que são quase semelhantes mas são diferentes. Em termos de posição geralmente em trabalhos académicos/pesquisas e teses, o resumo antecede a introdução. Porquê? Porque o resumo dá ao leitor uma visão geral do documento em causa, e ainda auxilia dando palavras-chave que serão importantes para a compreensão do mesmo ao longo de todo o trabalho. Já a introdução apresenta o tema, dando assim também uma contextualização para aquilo que iremos ler. 

Catarina Mateus e David Álvarez, LEB-A

Fontes: Pesquisa sobre a diferença entre resumo e introdução




Reflexão Final

 Olá a todos! Eis que chegamos ao fim desta aventura, e como tal deixamos as nossas reflexões finais, realizadas em Word para que possam ver...