Olá a todos!
No âmbito da Unidade Curricular "Expressões Tecnológicas", a segunda tarefa dizia respeito à formatação de um texto utilizando atalhos do Word. Para isso, o professor João Torres disponibilizou-nos um ficheiro onde tínhamos funções que teríamos de seguir para que o Texto não formatado ficasse formatado.
Para esta tarefa, nenhum de nós sentiu muitas dificuldades, porém houve diferença entre os dois.
David: Já tinha trabalho com o Word e já sabia como realizar a maioria das instruções que foram solicitadas nesta tarefa. Houve pequenos pormenores que não me lembrava, como o índice das tabelas e a configuração do nome delas, mas no geral foi uma tarefa bem conseguida.
Catarina: Senti mais dificuldades em comparação com o David, visto que o que eu sabia de funções do Word eram coisas muito básicas, como a quebra de página e os estilos dos títulos de primeiro nível e de segundo nível. Apesar de ter frequentado a disciplina de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) durante três anos no terceiro ciclo, sinto que funções tão simples como a formatação dos parágrafos, eu desconhecia. Nesse aspeto esta segunda tarefa foi muito benéfica para o meu enriquecimento pessoal.
A nível do trabalho em dupla, apesar de termos tido algumas dificuldades de comunicação devido a haver uma barreira linguística, achamos que nos entendemos bastante bem e trabalhámos juntos ao longo de toda a tarefa. Cada um de nós foi realizando o que sabia e explicando como fazer os diferentes pontos, e tentámos ajudar-nos mutuamente.
No geral, foi útil também para nos relembrar de algumas funções que estavam esquecidas por não utilizarmos tanto, e principalmente para aprendemos a realizar ações que favorecem a rapidez e a simplicidade ao trabalhar no Word que ambos desconhecíamos. Exemplo de uma função que tivemos alguma dificuldade foi a numeração de títulos tanto de primeiro nível como de segundo.
Tanto como estudantes académicos como futuros profissionais do ramo da educação, consideramos muito pertinente estes atalhos e funções do Word, visto que o mundo digital está cada vez mais presente tanto no nosso dia a dia, como no modelo de ensino atual.
Catarina Mateus e David Alvarez, LEB-A
Fonte: Word
